Pages

Subscribe Twitter

sexta-feira, 15 de abril de 2011

(T)ocou, (P)erguntou, (M)orreu!

Você tem TPM? Confira tudo que o TU BELLE descobriu sobre esse distúrbio que atormenta as mulheres todos os meses
A TPM é um tema que, entre os assuntos médicos, não apresenta apenas aspectos orgânicos, pois reflete também no comportamento e nos relacionamentos da mulher.  Embora conhecida há muito tempo, a TPM foi formalmente definida em 1931, por Robert Frank, como sendo um estado de irritabilidade e sentimento de agitação, mal-estar, de tensão que se aparecia entre sete e dez dias antes da menstruação.

Partindo dos sintomas apresentados, os especialistas propõem a divisão da TPM em quatro tipos:
TPM - Tipo A


A ansiedade, acompanhada de tensão nervosa, alteração do humor e uma sensação indefinida de que não conseguirá realizar aquilo que deseja ou que se propôs a fazer são os principais sintomas. A mulher com TPM do tipo A briga, grita, explode em crises intempestivas, atropela seu próprio ritmo e demonstra constante mau humor neste período.



2. TPM - Tipo C



Predomina o aumento do apetite em torno de dez dias antes da menstruação. A mulher apresenta uma necessidade de ingerir alimentos que contenham carboidratos ou açúcares. Em especial o chocolate, principalmente se estiver sob estresse. Pouco tempo depois de ter comido os alimentos, apresenta sensação de fraqueza, fadiga e/ou dor de cabeça. Caso não coma doce ou chocolate, pode referir enxaqueca, tontura, irritabilidade, hipoglicemia e até desmaio.



3. TPM - Tipo D



Apresenta uma tristeza traduzida como depressão. Demonstra retraimento, crises de choro sem motivo aparente, com alterações de humor e comportamento. Mostra-se esquecida, confusa, isola-se e, geralmente, recusa-se a conversar.



4. TPM - Tipo H



Os sintomas físicos são os de maior relevância nesse quadro. A mulher apresenta inchaço no rosto, mãos e pés, acompanhado de intensa sensibilidade nas mamas. Tem a sensação de aumento de peso, do volume abdominal, diminuição da diurese, dor de cabeça constante e um cansaço físico muitas vezes inexplicável.A Mulher Moderna precisa, para cumprir todos seus papéis sociais e profissionais, ser inteligente, bonita, magra, bem disposta, aculturada, maternal, sensual, sexy, madura, independente e sempre em dia com a aparência. E ficar de TPM, ninguém merece!
 
A auxiliar administrativo Aretusa Ester dos Santos afirma que durante o período pré-menstrual, seu mau humor afeta todas as áreas de sua vida. “A TPM me prejudica no trabalho, pois afeta meu lado social, e minha paciência fica zero. Nos estudos também, pois falta paciência para me comunicar”, conta.


O TU BELLE conversou com uma especialista sobre o assunto. Maria Laura Porto é ginecologista e obstetra e responde às frequentes dúvidas das mulheres.

Por Luciana Porto



Dra. Maria Laura Porto

TU BELLE: Por que durante a TPM a libido aumenta?

MARIA LAURA PORTO: A libido aumenta mais durante os dias que antecedem a menstruação. Na primeira metade do ciclo, a mulher produz estrogênio, que também provoca aumento da libido. Durante a ovulação, ela produz androgênio e depois produzimos progesterona, que faz a libido diminuir.

TU BELLE: Há algum método que possa levar à diminuição dos sintomas?

MARIA LAURA PORTO: Durante o período menstrual há mais incidência de dor de cabeça. Por isso, deixe sempre na bolsa um Tylenol ou um Lisador. Caso seja muito forte, melhor é procurar um médico.

TU BELLE: Anticoncepcional pode ajudar no controle do distúrbio?

MARIA LAURA PORTO: O anticoncepcional não melhora os sintomas psíquicos, como a irritação, mas melhora os sintomas físicos, como a cólica.

TU BELLE: Exercícios físicos ajudam a diminuir a TPM?

MARIA LAURA PORTO: Exercícios físicos funcionam como uma descarga de tensão, por isso pratique exercícios à vontade.

TU BELLE: Fazer sexo diminui a tensão?

MARIA LAURA PORTO: No sexo existe o contato físico, você se sente amada e desejada. Então, o sexo é uma boa maneira para melhorar a TPM.

Por kamilla Gadêlha

DIMINUA OS SINTOMAS DA TPM
Todo mês as mulheres passam por uma situação da qual não podem fugir. Bem, se não há como deixar de passar pela TPM, pelo menos dá pra diminuir os estragos causados por ela. Afinal, quem, uns dias antes da menstruação, não sente dores de cabeça, dores nas pernas, seios doloridos, ou se irrita facilmente? 

Segundo os endocrinologistas, médicos responsáveis pelo tratamento das glândulas, é possível diminuir o impacto da TPM através de uma alimentação balanceada. 

Veja abaixo quais os seus sintomas mais frequentes e aproveite as dicas!
·         Inchaço, seios doloridos e ganho de peso - consumir berinjela, agrião, alface, beterraba, chuchu e água de coco.
·         Desespero para ingerir açúcar, fadiga e dor de cabeça – comer, a cada três horas, para acabar com a vontade de comer doce. Consumir peixes, pães, massas integrais, frutas secas e bananas.
·         Ansiedade, irritabilidade e oscilações de humor - consumir nozes, castanhas, vegetais e cereais integrais.
·         Depressão, insônia e perda de memória - consumir iogurte, cereais integrais, nozes, castanhas e peixes. 

Com essas dicas vai ser fácil passar pela TPM!
Por Susanna Priscilla


0 comentários:

Postar um comentário