Pages

Subscribe Twitter

sábado, 14 de maio de 2011

Esteja bem com o corpo e a saúde

O TU BELLE ensina a identificar e combater a obesidade

Na Idade Média, ser gordinha era sinal de beleza. As mulheres com os quadris largos 
eram escolhidas para casar porque isso significava que ela teria melhores condições para gerar filhos. As magras eram postas de lado sendo escolhidas por último. Atualmente, esses padrões estão totalmente invertidos. Primeiro, porque o modelo "Barbie europeia" se disseminou por todo o mundo pregando uma beleza magérrima. Segundo, que estar acima do peso representa vários riscos à saúde, além de incômodos físicos e danos psicológicos.
O número de obesos no Brasil aumentou nos últimos anos, tornando-se um problema de saúde pública. A doença atinge não só adultos, mas crianças e principalmente as mulheres. A obesidade pode ocorrer por descuido com a alimentação ou pelo distúrbio das glândulas da Tireoide.
Anteriormente, as pessoas procuravam emagrecer por uma questão de estética, mas hoje há uma preocupação maior com a saúde. A obesidade pode provocar problemas de pressão, cardíacos, ósseos e respiratórios, sem contar os problemas psicológicos, como a baixa estima e a depressão.
Para saber se você está acima do seu peso, faça a equação do Índice de Massa Corporal (IMC), dividindo o seu peso pela sua altura. Se o resultado for entre 25.0 e 29.9, você está com sobrepeso e um pouco de exercício poderá resolver o seu problema. Mas, se o resultado estiver entre 30.0 e 40.0, você está entre os graus 1 e 3 de obesidade e precisa com urgência de uma reeducação alimentar e sair do sedentarismo.

Se decidir agora ou amanhã que vai começar a se alimentar melhor e a praticar exercícios físicos, aproveite as dicas que o TU BELLE preparou:
  • Faça todas as refeições do dia, que devem ser em número de seis: café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. Procure não extrapolar em nenhuma delas. Coma o suficiente para estar saciado.
  • Acrescente nas suas refeições alimentos com fibras. Eles podem lhe trazer benefícios e acelerar o processo de emagrecimento, além de ajudar a combater o colesterol. Linhaça e aveia são bastante recomendadas.
  • Abuse das frutas e verduras, diminua o arroz, prefira os alimentos com menos gordura e diminua o consumo de açúcar e doces.
  •  Faça pelo menos uma caminhada de 30 minutos por dia. Isso ajuda na aceleração do metabolismo, que por sua vez auxilia no processo de queima de gordura do corpo.
  • Lembre-se: uma boa dieta não consiste em comer pouco, e sim, em comer corretamente. 

Aproveite todas as dicas e coloque a saúde em dia!


 Por Susanna Priscilla

0 comentários:

Postar um comentário